Brasil
Yatra
São Paulo
Mandir
Centro Cultural Vrinda
Ata Ista Gosti – 15 de janeiro de 2011O que precisa ser melhorado?
Presentes: Mangala Swami, Caitanya Vijay das, Audharya das, Goura Mandala
das, Arjuna Mukha das, Abel, Ramsés, Govinda Sundaram das, Rodnei, William, Syama
Govinda dd, Amrtananda dd, Kadambini dd, Jay Radhe dd dd, Mantra Murti dd,
Marrie, Man Mandir dd, e Gourangi dd,
Objetivo
da reunião: melhorar nossos serviços para atender
bem as pessoas, sermos uma fonte de alívio. Para isso é preciso reuniões em
cada departamento (SEVA e Revolução da Colher estão fazendo e se organizando).
Se não tem reunião é porque o líder está negligenciando seu serviço.
Introdução
Mangala
Swami
·
Nosso problema não é falta
de devotos. Agora somos muitos morando no templo mas precisamos que todos
cumpram uma função adequada.
·
Os serviços nos protegem da
mente. Não tem como fugir de um serviço. O comandante não pode dar uma volta e
não fazer seu serviço por um dia, o mesmo com o recepcionista, o cozinheiro...
todos são necessários para cumprirmos nosso objetivo.
O que precisa ser melhorado?
Mangala Swami
·
Economizar água (resp.: todos os devotos)
·
Melhorar a contabilidade –
Separar o Laksmi da Padaria, do Refeitório para que seja mais simples fazer uma
análise da situação financeira do templo. É preciso também revisar corretamente
as doações que recebemos já que essa atividade nos fornece a maior entrada
mensal (mais que Sankirtan, Refeitório, Loja, Lanchonete, Yoga...) (resp.: m. Jay Radhe)
·
Quase todos os pontos
fracos evidenciados correspondem as áreas de pregação, projetos e poucos
citaram a sustentabilidade do templo. É preciso focar mais essa parte. Todos devem ter a preocupação de coletar
para o templo. Cada devotos precisa definir, se planejar e expressar qual é
seu compromisso – quanto tempo se propõe a servir ao mestre espiritual aqui em
São Paulo.
·
Devotos com serviços focados na pregação precisam se preocupar
da coleta também e arrecadar fundos (ex.
Revolução da Colher). Uma sugestão é a
aproximação da distribuição de Prasada (Padaria, Produtos Naturais,
Lanchonete, Refeitório) com a Revolução
da Colher que é o marketing perfeito para espalhar prasada a todos.
·
Outra necessidade é ter um mural com todas as atividades e
serviços que o Centro Cultural oferece. (resp.:
Marrie, secretária do templo)
·
É importante que os
serviços sejam distribuídos de maneira equânime principalmente nas áreas de
sustentabilidade e funcionamento. Isso gera harmonia.
·
A Casa da Sabedoria – Alimentos para a Alma precisa se
organizar melhor. (resp.: Satyam S. S. dd e Mantra Murti dd)
Audharya das
·
Arrumar o templo e mantê-lo organizado. Depois das atividades da Revolução da Colher é necessário
recolocar os quadros nas paredes do templo, retirar a mesa e limpar a sala. É preciso
também que os devotos colaborem com a organização de todo templo/Centro
Cultural guardando no local adequado tudo que foi utilizado (livros, pratos,
sapatos, roupas...). (resp.: todos os devotos, em especial os
Revolucionários da Colher)
Amrtananda dd
·
Reativar a Academia Vaisnava Ter
aulas de filosofia durante a semana e convidar os amigos, devotos externos. (resp.: Mangala Swami).
·
Organizar sala do templo e
repensar os espaços da casa. Melhorar a parte de cima da casa para os alunos de
Yoga (resp.: todos os devotos embora p.
Audharya esteja destacado nesse serviço por estar pendente de tornar os espaços
agradáveis e organizados).
·
É preciso também melhorar a
comunicação externa, passar informações corretamente pelo telefone, a todos os
convidados que chegam no Templo/ Centro Cultural (resp.: recepcionistas que serão liderados por m. Jay Radhe).
·
Estabelecer um horário de funcionamento templo, horários de
recepção. (resp.: recepcionistas que serão liderados por m. Jay Radhe)
·
Outro ponto importante é melhorar a divulgação dos produtos do SEVA.
(resp.: Equipe SEVA)
·
Oferecer pão e produtos naturais para lojas, centros de yoga e
etc. (resp.: Ajit Kumara, coord. da Padaria e Sankirtaneiros)
Govinda Sundaram das
·
O depto. Yoga Inbound precisa se organizar melhor, informando corretamente as pessoas, elaborando uma nova planilha
de horários já que a atual está desatualizada. (resp.: Dhira Krishna, coord. Yoga Inbound)
·
Devotos externos querem participar da adoração a deidade.
(resp.: p. Maha Rama, responsável pela atenção a Deidade)
Syama Govinda dd
·
Estabelecer horários na recepção, dividir entre os devotos internos e sempre receber as pessoas
bem. (resp.: recepcionistas que serão
liderados por m. Jay Radhe)
·
Ter pontualidade com a deidade. (resp.: p. Maha Rama, líder de
pujaris)
·
Realizar encontros semanais do Visnu Priya. Se organizar para que as madres tomem prasada juntas e sejam
mais próximas (resp.: Syama Govinda dd,
líder do Visnu Priya – e devotas)
·
Cuidar dos pertences do Templo (livros, kartalos, instrumentos
musicais...) e ter mais cancioneiros. (resp.: todos os devotos, o cancioneiro
se relaciona com o SEVA)
Marrie
·
Melhorar a manutenção do templo (água, luz, equipamentos) e
também a distribuição dos serviços no templo.
Alguns devotos tem muitos serviços de liderança e outros apóiam sem tomar
responsabilidades. Isso gera desarmonia e desgaste. Todos devem ser
responsáveis em um serviço e apoiar outros. (resp.: todos os devotos)
·
Organizar as Ista Gosti periodicamente com datas já pré
determinadas para que todos possam participar.
(resp.: Mangala Swami – presidente do Templo
e Marrie – secretária)
·
Ocupar melhor o bhoga para evitar desperdícios, principalmente os suprimentos que são comprados como farinha,
leite, açúcar. (resp.: todos os devotos)
Man Mandir dd
·
Melhorar a comunicação com os devotos externos, eles não ficam sabendo do que acontece no templo – festivais,
reuniões, aniversários... (resp.:
Marrie, secretária do Templo)
·
É preciso colocar mais atenção na recepção nos Festivais, convidados chegam e ficam perdidos, sem ninguém para
atendê-los. (resp.: recepcionistas que
serão liderados por m. Jay Radhe)
·
Outro ponto importante é revisar adequadamente os materiais do SEVA
que são publicados. Se isso for negligenciado parece que foi Guru Maharaj
que escreveu mal em português. Precisamos representar bem Guru Maharaj. Eu vou
revisar a SV “Amor universal” e me disponho para ajudar nessa parte. (resp.: p. Maha Rama, coord. do depto. De
Revisão do SEVA)
·
Seria interessante
organizar um calendário com as
festividades do mês e elaborar um planejamento do semestre. (O calendário é organizado mensalmente pelo
depto. de Comunicação desde que cada área informe eventos e atividades para
serem divulgadas - Gourangidd)
Gourangi dd
·
Melhorar a comunicação em diversas áreas: devotos internos (para que todos saibam que atividades
acontecerão na semana e possam se organizar, incluindo viabilizar espaços para
que aconteçam), devotos externos (mantê-lo informados das necessidades do
templo – viabilizando doações – e principalmente conectando-os mais com a Missão),
visitantes (passando informações corretas e sendo atencioso) e membros
vitalícios (agradecendo e inspirando sempre). (resp.: Gourangi, coord. de Comunicação – com a ajuda de todos os
devotos)
·
É necessário um líder de Bhaktas já que agora no templo
estão morando devotos novos com muita energia. Alguém precisa educá-los,
explicá-los tópicos importantes como etiqueta, o que significa “ser um devoto”
e levar uma vida espiritual. A meta é torná-los devotos perfeitos, responsáveis
e muito entusiastas como é o desejo de Guru Maharaj.
·
É necessário organizar bem os espaços. Onde se deve tomar prasada? O SEVA não é Lan House e lá deve
ser ocupado para serviços desse depto. e administração/ financeiro. A
biblioteca é pública ou restrita? Se for pública então deve estar sempre
organizada, ser um ambiente propício para o estudo e facilitar seu acesso. (resp.: todos os devotos)
Ramsés
·
Necessitamos um plástico para cobrir o Bhoga. Depois do
refeitório quem lava os pratos dos clientes? (resp.: todos os devotos)
·
Cada um deve lavar seu seu prato! (resp.: todos os devotos!)
Goura Mandala das
·
Pensar na distribuição dos espaços. Encontros da Revolução da Colher não combinam com devotos
vestidos com roupas devocionais porque é uma atividade do Centro Cultural e não
do templo. (resp.: todos os devotos)
·
Reorganizar os utensílios de limpeza, vassouras e panos
principalmente. Uma sugestão é separar o que é
usado no refeitório, yoga e etc para facilitar a organização.
Ajit Kumara das
·
Organizará a produção da Padaria e terá metas a cumprir. Todos os departamentos precisam se organizar e fazer
planejamento.
·
É necessário cortas gastos. A máquina de lavar gasta 120 litros
por lavagem! Uma sugestão seria captar água da chuva. (resp.: todos os
devotos!)
Mantra Murti dd
·
Precisamos prestar mais atenção na sustentabilidade do templo,
todos devem se preocupar com as finanças e colaborar para o pagamento de todas
as contas que em média totalizam 5 mil reais. (resp.: todos os devotos!)
Rodnei
·
Reformar a garagem e tornar
aquele espaço útil como ateliê ou padaria.
Conferência de Mangala Swami
No
começo da vida espiritual tudo é lindo mas aos poucos a visão vira ao contrário
e nos focamos nos defeitos, nos tornamos críticos e chatos. Daí vem o desânimo.
Guru Maharaj diz que o melhor que um devoto pode fazer é ser um bom devoto. Melhor que comunicação, que foi apontado
como um ponto fraco por vários de vocês é oração, limpar o coração. Depois vem
a humildade.
Quando
chegamos no templo somos amigos de todos mas aos poucos percebemos que há
panelinhas, grupinhos e nos
encontramos em alguma diferença. Porque acontece isso? Nosso ego cresceu tanto que
perdemos a humildade para nos relacionarmos bem com todos. A vida entre os
devotos é mística. Como conseguem viver 14 pessoas numa casa? Com idades,
desejos, vidas, educação tão diferentes, de várias nacionalidades... é um
milagre!
Temos
que orar a Krisna para não cair em Maya, depreciar os devotos, seguir com
estabilidade não se abalando com as provações que virão. O propósito de ser
filho e ser um dia pai. Do discípulo é ser Guru. Ser Guru é ser exemplar. A mãe
é Gurina de seus filhos, um grihasta pode ser um Guru para outros devotos que
querem entrar nesse Ashram. Precisamos sair da mentalidade infantil de esperar
que façam as coisas por você.
A meta é
nos tornarmos líderes, termos iniciativa. Cada um deve pensar como pode
melhorar seu serviço e não esperar que alguém lhe peça ou dê alguma sugestão. O
líder inspira e conecta muitas novas pessoas com Krisna porque é um bom
exemplo.
Como podemos melhorar?
Sustentabilidade por
Audharya
·
p. Audharya convidou os
devotos para praticarem à sério Sadhana para se inspirarem em fazer Sankirtan e
colaborarem na sustentabilidade do templo. O Devoto verbalizou que se
responsabiliza por pagar o aluguel do templo fazendo Sankirtan. Dessa maneira
ele coletou todo o valor do aluguel de dezembro.
Sankirtan Yajna ki jay! P. Audharya ki Jay!
Gurudevas ki jay!
Produtos Naturais por
Managala Swami
·
Maharaj expressou sua
vontade de que a Revolução da Colher se casasse com o depto. de Produtos
Naturais porque o primeiro é o melhor marketing para o segundo, a distribuição
de Prasada.
·
Ele afirmou que aprovaria
colocar um tripé na entrada do templo com o cardápio do dia para promocionar o
refeitório como campanha em pró do vegetarianismo – Revolução da Colher
·
Produtos
Naturais por Syama Govinda dd (coord. do departamento)
·
M. Syama lembrou uma frase
excelente de Guru Maharaj: “Temos que dar mais energia do que retirar do
templo”. Sugeriu que o refeitório fosse visto com mais seriedade, com estágios
de aprendizado (suco, maionese, salada, doces e pratos quentes) para que aos poucos
fosse se formando bons cozinheiros. Todos estão convidados para ajudar na
cozinha.
Comunicação por Gourangi dd
(coord. do departamento)
·
Nossos amigos e convidados
têm nos cobrado mais seriedade nesse departamento através de reclamações no blog
ou em conversas informais. Existe um coordenador de Comunicação que precisa
saber o que acontece no templo para publicar no blog, gerenciar informações,
cartazes e emails para o mailing.
·
Na Ista Gosti foi definido que p. Caitanya buscaria as
novidades e passaria informações a Gourangi que organizaria o blog, mailing e
demais serviços de comunicação do Vrinda. O
devoto terá o serviço de saber o que está acontecendo em cada projeto ou
departamento e avisará a responsável pela Comunicação do Vrinda (Gourangi dd). P. Audharya e m. Marrie também irão ajudar
nessa mesma atividade.
·
M. Marrie se comprometeu em melhorar os murais do templo em uma
semana com o apoio de p. Ramsés e Gourangi.
·
Gourangi montará um guia para os recepcionistas do templo com o seguinte conteúdo: o que é o serviço da recepção, sua
importância, como recepcionar, projetos da Missão Vrinda (explicação Básica de
cada), apresentação dos principais sites da Missão Vrinda, apresentação da
Missão Vrinda e do Centro Cultural, coordenadores de cada projeto ou
departamento. O prazo para ter esse serviço finalizado é de duas semanas.
Recepção (coord. m. Jay
Radhe)
·
Muitos apontaram que a
recepção é um ponto fraco do Centro Cultural Vrinda/ templo. Diante disso foi
decidido na reunião que m. Jay Radhe
seria a coordenadora e organizaria os responsáveis para que sempre haja alguém
pendente para atender os visitantes.
·
Horários da recepção:
·
6h – 9h AM (Yoga): m. Marrie (alterna espontaneamente com m. Amrta)
·
12h-15h (Refeitório): m. Jay Radhe
·
17h30 – 21h30 (durante a
semana com exceção de Sábado e domingo): m.
Marrie (caso não tenha ficado na recepção de manhã)
·
Festivais de domingo: m. Marrie 17h-18h, Gourangi 18h até o final do festival. P. Maha Rama apoiará quando não estiver atendendo a Deidade.
Organização das próximas Ista Gostis
·
Serão sempre no primeiro
Sábado de cada mês as 18h30. Maharaj
Mangala pediu que cada departamento fizesse uma reunião interna montasse um
relatório (reporte) para ser apresentado na Ista Gosti de 5 de fevereiro.
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