sábado, 1 de agosto de 2015

39 pontos da Etiqueta Vaishnava no Ashram // Guru Maharaj



Macintosh HD:Users:dorangui:Vrinda:imagens:Logos:vrindalogo.png
39 pontos da Etiqueta Vaishnava no Ashram
Srila B.A. Paramadvaiti Swami

1. Depois de comer e antes de cantar, entrar no Templo ou na cozinha, etc., deve-se sempre lavar as mãos e boca. Srila Prabhupada dizia que inclusive depois de tomar água, devemos enxaguar a boca.
2. Antes de entrar no Templo deve-se purificar os pés, especialmente se estiver usando sapatos de couro.
3. Antes de entrar no Templo, sempre guarde adequadamente os sapatos no local designado para esse fim. Se os sapatos estiverem sujos, limpe-os e guarde-os na sapateira depois. Os calçados encontrados em locais inadequados serão retirados diariamente.
4. Pendure sempre a roupa organizadamente, recolha os cabides que por ventura caíram no chão. As sacolas não pertencem aos cantos, mesas, corredores; deve-se guardá-las no local adequado.
5. Use roupa limpa no Templo para os programas matutinos e também na cozinha.
6. Sapatos ou tênis de couro não são aceitos no templos. Troque também os calçados velhos.
7. No lugar de Srila Prabhupada e do Guru nunca se deve sentar. Nunca se sente nas cadeiras com os pés acima das mesas. Isto é inaceitável.
8. As mesas não são para sentar-se em cima ou para pôr lixo.
9. Guirlandas, copos e desperdícios não pertencem as maçanetas das portas, aos cantos, ou ao jardim. As meias e parafernálias (bens pessoais), todas as coisas achadas nos corredores, balcões, cadeiras, mesas, serão recolhidas e distribuídas entre outros.
10. Sacos de Japas, guirlandas, chaddars (mantos), etc., nunca devem ser pendurados nos espelhos, muito menos no Templo ou no local reservado `a Deidade. O Templo de Krishna não é uma despensa e o que estiver no local inadequado será removido. A propósito, pendurar as coisas é um costume ruim.
11. Não se deve encostar nos espelhos ou paredes durante a aula; o mesmo deve-se dizer aos convidados, sem exceção.
12. As lâmpadas de óleo ou gás e velas devem ser mantidas afastadas das vyasasanas e paredes, porque a fumaça preta é difícil de limpar. Não deixe as lâmpadas de ghee sobre as asanas ao oferecer algo aos gurus, por favor.
13. Os devotos só devem comer prasada nas áreas designadas.
14. Guru Kripa Swami se queixava uma vez diante de Srila Prabhupada dizendo que os devotos as vezes não queriam participar na limpeza. Srila Prabhupada respondeu: “Se um devoto não é limpo, pode ir viver com sua mãe”.
15. Como oferenda de respeito, não deixe seu saco de Japas no chão.
16. Nunca pises ou passe por cima de um devoto no Templo ou no lugar da prasada.
17. Não ofereça nem aceite a lamparina de ghee com a mão esquerda. Esta mão não é limpa, só se utiliza para a limpeza do corpo.
18. Não coloque os pratos de Krishna sobre superfícies sujas, o mesmo vale para o caranamrita. Nenhum objeto sagrado deve ser colocado no chão (entenda-se por objeto sagrado toda a parafernália de Krishna
e de adoração incluindo incensário, livros e etc.).
19. Nunca mova com os pés as coisas sagradas.
20. As mulheres devem cantar nas áreas especificadas.
21. Não leve as coisas do Templo para sua casa (almofadas, lençóis, coisas dos demais devotos, etc.). O Templo sofre por conta destes roubos, que causam ansiedade para todos. Quem for surpreendido fazendo isto, será castigado.
22. As pessoas que desejam pernoitar uma ou várias noites, etc., devem conversar antes as autoridades do Templo.
23. Leia o capítulo oito do “O Néctar da Devoção”.
24. Leia todo “ O Néctar da Devoção”.
25. Os devotos jovens devem ser gentis com os demais devotos e discípulos de Srila Prabhupada e Srila Sridhara Maharaja.
26. Os conflitos ou problemas com os devotos, sempre devem ser resolvidos através dos canais apropriados, ou seja, as autoridades. Os desentendimentos entre Vaisnavas são deprimentes.
27. Não leve nenhum devoto, coisa ou artigo do templo, sem permissão da autoridade apropriada. Isto inclui todo bhoga, livros, lâmpadas, artigos de limpeza, contas de Japas, CDs, instrumentos musicais, ferramentas e etc.
28. Diariamente, deve-se assistir a saudação das Deidades. Os devotos jovens não devem estar na frente dos demais devotos. De preferência todos devem se manter em locais em que todos possam ver e realizar oferendas sem impedimentos.
29. Não deixe as portas baterem. Srila Prabhupada dizia que cada vez que escutava as portas baterem seu coração se partia.
30. Em geral, se deve tratar aos demais e as coisas de maneira delicada, fina e suave, com naturalidade. Conciência de Krishna é sublime, amorosa e humilde. Tudo que existe é energia de Krishna, a Suprema Personalidade de Deus.
31. Evite ao máximo todos os desperdícios e deteriorações.
32. Deixe sempre os locais mais limpos do que quando você encontrou. Todos os devotos são responsáveis pela limpeza de seu Ashram, escritórios, casas ou grihas. Todos devemos colaborar para a impecabilidade dos Templos da Consciência de Krishna.
33. Nunca cante Japa muito alto para não desconcentrar os outros devotos. Pode-se cantar o Santo Nome de Krishna no momento do Kirtan.
34. Não impeça a visão de Srila Prabhupada das Deidades durante o Kirtan-arati, pois ele realmente está sentado na sua Vyasasana.
35. Nunca dê reverências sem seriedade, isto é um ato muito sério, por isso oferecemos reverências aos pés dos Vaisnavas diariamente.
36. Não use os sapatos de outro devoto.
37. Ofereça reverências ao entrar e sair do Templo.
38. Devemos parar de jogar flores dentro do Templo porque são oferendas e é ofensivo utilizá-las como projéteis, ou deixá-las abandonada no chão. Em particular isto se aplica para as crianças e estudantes do gurukula.
39. Leia de novo todas as regras. Uma e outra vez até que se acostume a praticá-las permanentemente pelo seu êxito espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário